Bruno Eugênio

Ultimamente temos visto a quantidade de sites e iniciativas gratuitas para compartilhar conhecimento: tutoriais no YouTube, sites que ensinam como programar, cursos livres de universidades renomadas do mundo todo, toneladas e-books gratuitos, cursos de idiomas… Enfim, hoje a informação não é mais uma moeda de troca, ela se tornou uma moeda neutra no quesito poder. O velho ditado que dizia “informação é poder” não se aplica mais a todos os ramos da sociedade: Afinal de contas, você hoje não pode mais se encher de orgulho ao falar que você é o único que consegue fazer a coisa X em um lugar. Com o conhecimento livre, todos (TODOS) podem aprender e fazer o que você faz. Então, se todos podem aprender a fazer alguma coisa que você também faz hoje o foco é: aprender algo que vai ser útil para você aplicar na resolução de problemas. Resolver e ser lembrado por isso, compartilhar o que você aprendeu para resolver tal problema e ai sim ter ser lembrando pelo trabalho e não por ser o único que supostamente faz tal coisa.

Ter informação hoje significa ser hábil para resolver problemas. Fazer uso da informação como moeda de troca é coisa do passado. Entender isso é passar a ser mais humano e menos egocêntrico. Hoje, humanos fazem negócio com humanos para resolver problemas e não apenas bater metas, entregar no tempo e vender sem se preocupar com o que é vendido. Se você não compartilha sua informação com seu cliente provavelmente jamais vai conseguir resolver o problema para o qual ele lhe contrata hoje. Ser lembrado é mais interessante do que está no topo dos mais mais em vendas. Por quê? Vendas são variáveis, a lembrança não é! E o compartilhamento de informação é um bom meio para ser lembrado ao invés de vender muito. Quer um exemplo? Quantos livros ensinam boas coisas que estão na lista dos mais vendidos hoje? Provavelmente poucos. E esses poucos livros do TOP 100 raramente são lidos até o final. Já aqueles livros que são lembrados por indicação são lidos, riscados, colocados em prática, compartilhados e quem os leu os indica para quem tem algum problema que tem relação com o assunto.

Fazer negócios hoje é entrar na era do compartilhamento de informações. Não tenha medo de compartilhar uma solução para um problema: Certamente seu ato vai ser recompensado quando você precisar de uma força para resolver um problema que vai além da sua compreensão naquele momento. A informação hoje não faz ninguém refém. O que importa hoje é a execução e nada menos do que isso interessa hoje.

Compartilhe, seja lembrado por pela entrega e dedicação e não por ser o top em resoluções de defeitos. Quantidade não significa qualidade. Ilumine a mente de quem precisa e veja a sua mente se expandir cada vez mais com as boas ideias que virão de volta.

Se todos fazem igual? Seja o primeiro a questionar! Afinal, você pode compartilhar uma informação que pode mudar o rumo das coisas naquele momento.

A era da informação acabou. Hoje vivemos a era do conhecimento livre. Cultive conhecimento e compartilhe resultados. O resto não interessa mais.

 

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *