Bruno Eugênio

Carnaval chegando ao fim, aquele sentimento de que o ano está “começando” para muitos e, se você pensa assim, sorry pois o quase 60 dias já foram consumidos do ano! Mas, para você que quer melhorar suas habilidades (profissionais ou pessoais) e prometeu que só ia fazer “depois do carnaval” vou fazer uma lista com 5 itens que você já pode começar a fazer hoje e que vão ajudar a melhorar suas habilidades e relacionamentos com amigos, colegas de trabalho e etc. 

1 – Você pode começar a aprender uma coisa nova agora! Sim, se você não tomar a decisão de ir atrás, não será seu chefe ou amigos que vão pedir para você ir até o curso de inglês mais próximo e começar a aprender, certo? A distância não é mais impeditivo no quesito “assunto de interesse x onde eu moro” pois existem escolas de Inglês (Duolingo, Englishtown), de cursos livres pagos (Beved, Skillshare) e cursos com conteúdo acadêmico com curadoria de grandes universidades como Stanford e MIT (Cousera, MIT OpenCourseWare) ou seja: Você é administrador e quer aprender a programar em Ruby? Não tem mais desculpas de distância. 
2 – Elogie quem está por perto. Parece um conselho bobo mas o poder do elogio é algo fascinante: Não existe nenhuma pessoa que não goste de um elogio sincero! E quando as pessoas são elogiadas pelo simples fato de estarem superando seus limites, aprendendo e sendo gentis é que o que torna este gesto simples algo bonito e cada vez mais raro de ser visto. Elogie o trabalho das pessoas que te cercam, a sua professora, seus amigos e passe a corrente de positividade para frente. 
3 – Comece um blog e compartilhe conhecimento. Parece fácil um blogueiro falar disso mas eu acredito no poder do compartilhamento de informações como uma das principais armas da Internet: Já vimos a grande rede ajudar a derrubar tiranos e construir novas democracias e ainda pensamos que o nosso conhecimento deve ser levado conosco e só conosco até a morte. Sabe muito sobre como escrever monografias? Começa um Blog sobre técnicas de monografias! Entende muito de Física Quântica? Faz um blog e ajude outras pessoas a terem chances de liberarem seus potenciais criativos pelo mundo. Sem esse tipo de conhecimento aberto e colaborativo, a Internet jamais seria o que é hoje! Então é hora de retribuir 🙂 
4 – Leia mais. Uma propaganda de uma cerveja horrível diz que devemos usar o “porque sim” para qualquer pergunta mas já dizia o velho Marcelo Taz no saudoso Castelo Rá-Tim-Bum “Porque sim não é resposta!” Ler vai fazer você ter bons argumentos para questionar o óbvio sempre que uma pergunta, por mais simples que ela seja, com um ponto de vista coeso sobre o assunto. Ah, mas você vai dizer que não tem tempo? Leia na hora do almoço um pouco! Leia no metrô, leia 5 minutos depois do jantar ou troque a novela por uma boa leitura… Você vai ler mais estórias do que a única contada na novela!
5 – Mande um e mail para uma pessoa que lhe inspira. Esse item parece loucura mas a maioria das pessoas tem, profissionalmente falando, um colega de trabalho ou um autor/palestrante/guru na sua profissão que já lhe inspirou a estudar mais e ser tão bom quanto ele é hoje. E porque não mandar um e mail para esta pessoa e tentar fazer um novo contato profissional? O máximo que você poderá ganhar é um reply automático dizendo que o cara está de férias!! E você, caso tenha seu e mail respondido, poderá ter uma linha direta com alguém que é uma boa inspiração para você. E se esse cara morar próximo, marque um café e vá trocar uma ideia pelo menos uma vez na vida com alguém realmente inspirador! 
Tem mais algum item bacana que você acha que deveria ser adicionado a lista? Comenta e vamos fazer uma grande lista de itens legais para começar a melhorar suas habilidades e relacionamentos hoje!! 

comentários

comments

1 comment on “Algumas dicas de coisas que você pode começar a fazer hoje e dar um up nas suas habilidades e relacionamentos”

  1. Pingback: Dezembro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *