Bruno Eugênio
Oi pessoal, mais uma vez sempre com a alegação de que faltava tempo e eu não escrevia aqui. Bem, faltava, pois agora com o final da pós e da monografia posso escrever sem culpa de estar perdendo tempo para estar lendo artigos ou escrevendo em terceira pessoa. 
Queria nesse post falar que foi incrível a convivência com os malucos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. É sempre bom fazer um networking sólido e conhecer novos pontos de vista, novos conceitos e… Amigos para os almoços de sábado à tarde! São tantos que citar nomes aqui seria sacanagem. 
Ainda sobre o curso, fiz um trabalho referente a junção de elementos de Design Thinking com Business Process Management (BPM), orientado pela professora PhD Simone Santos, este trabalho teve como objetivo aplicar as técnicas das pesquisas que vem sendo feitas na Alemanha e nos Estados Unidos sobre como a empatia, experimentação e colaboração podem ser uteis em modelagem de processos de negócio. Com certeza, será assunto dos próximos posts onde pretendo descrever, em detalhes, como aplicar práticas simples na modelagem de processos. 
Porém, para hoje queria deixar recomendações de leitura mais recentes do que às que deixei no final de  2013. Desta vez, também vou melhorar o post colocando links para todos os livros no site da Amazon.com.br (quando disponível).
Eis as indicações:
Graphic Design Thinking – Ellen Lupton (organizadora): Livro muito bacana voltado para aplicação do Design Thinking na área de produção gráfica. Vários conceitos são discutidos e exemplificados com cases reais: Dumpping Visual, Storyboards, Codesign, Mapas Mentais e muitos outros são estudados de maneira simples e direta, com muitas imagens. Disponível aqui
  A Nova Era Digital – Eric Schmidt e Jared Cohen: Este livro mostra as visões do ex CEO (Chief Executive Officer) do Google, Eric Schimidt e do ex diretor do Google Ideas Lab, Jared Coen, sobre as novas perspectivas que o mundo conectado traz, sob a ótica das organizações, da vigilância, dos governos, das rebeliões e da cidadania online, fazendo questionamentos interessantes sobre assuntos que são de interesse de todos que usam a Internet como ferramenta de trabalho, estudo ou lazer. Disponível aqui.
Hacking – A Próxima Geração – Nitesh Dhanjani (organizador): Não sou nenhum expert em segurança da informação e muito menos um estudioso na área porém, com a crescente demanda de sistemas que saem das fábricas de software apenas com testes de fluxo e injections (coisas muito básicas para algo tão complexo como software),e como muitas vezes nem tais testes são executados devido a falta de planejamento, achei necessário começar a entender um pouco este universo com a “visão do atacante”. Uma leitura interessante não só para quem escreve software como para quem gerencia projetos de software. Disponível aqui.
Remote: Office Not Required – Jason Fried e David Heinemeier Hansson:  depois do sucesso de crítica do livro Rework, reinvente seu trabalho, os fundadores da 37Signals escrevem novamente sobre cultura organizacional, desta vez para falar que sim, é possível trabalhar com tecnologia sem a necessidade de todo santo dia estar no escritório da sua empresa. Em tempos que se leva em média uma hora para percorrer 16 Km em Recife, porque não? Disponível aqui.
Tem mais livros para indicar? Deixa um comentário com sua sugestão! 
Um grande abraço e até a próxima. 

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *