Bruno Eugênio
Hey folks! 
Esta semana estou acompanhando algumas coisas esporádicas do festival mais sensacional do planeta… Rock In Rio? Wacken Open Air? Não! É o South By Southwest (SXSW) que acontece anualmente em Austin, Texas e reúne música, cinema, cultura digital e muita coisa bacana na cidade da música ao vivo dos EUA (Sério, Austin é tipo uma Europa encravada no meio do Texas! Até corrida de Fórmula 1 tem lá). Muita gente, muitas ideias disruptivas e overdose de ideias sensacionais saem (ou são mostradas) neste evento todos os anos.
Durante a semana rolou uma palestra bacana do Alexis Ohanian, ativista político e empreendedor, mais conhecido como co fundador da rede social Reddit. Alexis é um desses caras fora da curva no quesito envolvimento social, com maior destaque para a articulação junto a alguns membros do congresso americano contra a lei SOPA, famigerada lei que limitaria e excluiria o anonimato da Internet. E como uma pessoa engajada, ele teve a manha de fazer uma palestra para falar sobre pessoas e negócios com um clima mais leve, mesmo assim não menos matador! 
A começar, devo deixar um link para este lindo painel visual com os tópicos da palestra do Alexis:
Clique na imagem para ver maior. Vale MUITO a pena! 
“Nós temos zero vidas restantes, vá e seja fantástico!”.
É claro, fácil falar mas veja bem quantas vezes deixamos de expor nosso ponto de vista, de fazer um trabalho sensacional apenas por começar a nos comparar com os outros e pensar no que os outros vão falar hoje e amanhã? Amanhã nem pode chegar e você deixa de fazer aquilo que acha que é o certo para simplesmente… engolir sapo! Não temos infinitos “checkpoints” como nos joguinhos modernos de hoje: Nossa jornada está mais para Battletoads (quem não conhece, digo: um dos games mais hardcore de todos os tempos). Não dá para ficar brincando de ser o apagador de incêndio, o pacificador ou o cara que não causa brigas! Essas pessoas ficam SEMPRE lembradas mais pelas vezes que os outros passam a perna nelas do que pelos seus bons serviços. Também não é sobre ficar dando uma de aproveitador: O mundo já está lotado de filhos da mãe que só esperam você fazer o seu bom serviço para subir nas suas costas (afinal, você é bonzinho, lembra?) e ganhar seus créditos. Vá lá, faça o seu trabalho e tenha postura para saber dizer não quando tem de dizer, não tremer quando tem de enfrentar e principalmente ser notado pelos seus feitos e não pelo resto. 
Outra frase é: “Ninguém é perfeito. Nós somos os mesmos”. 
Afinal de contas, o que falar do cara que tem um bom emprego, passou em um bom concurso ou algo assim? Todos hoje podem aprender algo agora mesmo, basta querer sair do lugar. Existem gênios porém todos podem ter seu momento Einstein: mostrando para si mesmo que você consegue se superar e aprender algo que julgava impossível. O medo existe mas no final das contas todos nós somos os mesmos na essência. 
Por fim: “Networking + Compartilhamento de ideias com grandes pessoas”.   
Eu gosto de conversar com pessoas que não são da minha área de atuação (TI) pois na maioria das vezes não consigo conversar com o pessoal de TI sobre a crise bancária de 2008 no mundo ou sobre como as garotas no Irã estão se saindo melhores alunas que os rapazes… Sair do seu ‘habitat” é interessante e na junção de pessoas com visões de mundo e experiências diferentes podem sair grandes projetos. Você pode até não empreender em uma ideia mas com certeza o projeto “você” sairá melhor e mais rico deste compartilhamento.
Enfim, deixo aqui para finalizar a ideia: Não se limite e muito menos seja um eterno questionado… QUESTIONE e se imponha! 
Para saber mais sobre esse insight
South By Southwest: http://sxsw.com/
Alexis Ohanian: http://alexisohanian.com/ 

Post do Facebook para mais ideias visuais do SXSW (trabalho SENSACIONAL do pessoal da Imagethink): https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152257005352320.1073741837.122143042319&type=3

Imagethink: http://www.imagethink.net/

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *