Bruno Eugênio
Hoje resolvi deixar um pouco os assuntos mais densos de lado e falar um pouco sobre literatura. Claro que não é sobre “Cinquenta Tons de Cinza” ou semelhantes… Esse fica para uma mesa de bar! 
Então, o que você leu em 2013? Eu confesso: Li muito mais do que o normal! Olhando minhas anotações no Evernote vi que li nada menos que 22 livros esse ano (?!) e os títulos geralmente passaram por economia, empreendedorismo e design thinking, saindo um pouco para autores como Neil Gaiman e  Charles Baudelaire. Mas vou me ater aos que mais me chamaram a atenção na listagem. 
Um dos fatores que ajudaram neste aumento de livros foram a massificação das lojas de ebooks e as promoções da Amazon. Mas mesmo assim ainda consumi muitos livros impressos, já que eles são ainda a melhor maneira de fazer marcações e anotações nas suas folhas! Isso o Kindle ainda não conseguiu imitar mas é fato que logo menos o livro impresso será apenas uma “edição especial” de ebooks best sellers, com ilustrações, mapas e afins (sim, as telas dos eReaders são HORRÍVEIS!). Então vamos aos tops??
Design Thinking Brasil – Tennyson Pinheiro e Luís Alt: Livro dos sócios da Live|Work do Brasil contando cases nacionais da aplicação das técnicas de DT no Brasil, de escrita leve e provocadora, faz qualquer um querer buscar mais sobre o assunto. Uma ótima referência em DT com 100% de conteúdo nacional. 
Design Thinking – Tim Brown: Chover no molhado, pois o Brown é simplesmente o CEO da IDEO, maior consultoria de Design do mundo. Tim é um dos entusiastas evangelizadores do DT pelo mundo, e relata como foi a trajetora de IDEO (e dele, que se mescla com a da empresa) pelo mundo da empatia, experimentação e colaboração. Must read obrigatório para analistas de negócio, designers e pessoas de mente aberta. 
Você é Inteligente o Bastante para Trabalhar no Google? – Willian Poundstone: Um livro bacana sobre as entrevistas e métodos malucos que o Google usa(va) para contratar pessoas ao redor do mundo. Com mais de 5 mil currículos diários recebidos, o pessoal do buscador criou a cultura de desafios insanos, frieza e imparcialidade nas entrevistas para separar o joio do trigo. Vale a leitura pelos desafios (com respostas).
It’s Not How Good You Are, It’s How Good You Want to Be – Paul Arden: Outro achado! Virou meu livro de cabeceira nesse complicado 2013. Paul fala sobre marketing, aplicado as diversas áreas do seu eu profissional e pessoal. O livro é provocador, curto e insano! Abra uma página e leia uma verdade! 
Whatever You Think, Think The Opposite – Paul Arden: Outra obra do Arden que questiona o senso comum: Carreia, amigos, pensamentos sobre você? Faça seu caminho e escreva seu nome no hall das pessoas que vão ser lembradas por serem originais. Dei 3 cópias deste livro para amigos este ano e todos amaram a reflexão e o questionamento que esse livrinho causa.  
Como Nascem as Grandes Ideias – Frans Johansson: Esse foi uma surpresa, pois comprei pela orelha! Descrever como o acaso e o estranho originam grandes ideias, além de discutir sobre alguns mitos que temos sobre a concepção e “armazenamento” das ideias e um sem número de exemplos que provam por A + B que a fórmula para ter grandes ideias é… Ah, vá ler o livro! Recomendo fortemente! 
A Startup Enxuta – Eric Ries: Ouvi MUITO sobre este livro: De pessoas que largaram empregos e foram investir em startups a amigos de administração fazendo boas referências às estórias e ao método que Ries descreve neste livro. Claro, depois do “boom” do livro todo mundo quer falar sobre “pivot” e “lean”… Leitura obrigatória para entender um pouco mais sobre administração e empreendedorismo sem precisar pesquisar um material rebuscado. 
Startup Weekend – Nager, Nelsen e Nouyrigat: Bem, esse eu ganhei de presente do dia dos namorados (obrigado, meu amor) e entendi mais sobre o evento global que ajuda a espalhar o empreendedorismo no mundo. A ideia é criar uma empresa em 54 horas (um final de semana) usando conceitos de autores como Ries (Lean Startup), Blank (Customer Development), Ostevalder (Business Model Canvas) e afins. Achei divertido.
Purple Cow – Seth Godin: Esse estava na minha lista tem um tempo e só esse ano consegui ler com calma. Seth é um cara muito inteligente, escreve sobre tudo, mas na área dele (marketing) é complicado alguém discordar desse cara. Ele descreve como a estratégia da “Purple Cow” pode jogar seu produto ou serviço (que pode ser aplicado, inclusive a você e seu eu profissional) para o topo da lista de mais lembrados. Vale a pena pela a ótima explicação sobre as ondas de adoção e métodos de divulgação, dos mais simples como o mais poderoso deles: o boca a boca. Recomendo fortemente! 
A Menina do Vale – Bel Pesce: Quando mostrei a versão em PDF deste livro no ano passado no trabalho, MUITA gente não tinha ideia de quem era essa moça e “julgaram o livro pela capa”. Oras, depois do livro que mostra como o empreendedorismo pode ajudar você de verdade, a Bel virou rockstar, foi na Ana Maria Braga e ficou conhecida no Brasil. Li novamente em 2013 por achar que tinha lido rápido demais. Compra uma cópia e dá para um adolescente!!!!
Crash – Alexandre Versignassi: Alexandre Versignassi é editor da Super Interessante. Especializado em economia, escreveu um belo livro sobre a História do dinheiro e da economia no mundo, desde os tempos do Império Romano até Warren Buffet e a crise de 2008. Quer entender o caderno de economia do seu jornal local? Leia esse livro e fique abismado com o capítulo sobre a economia nos anos 80 no Brasil.
Guia Politicamente Correto da História do Mundo – Leandro Narloch: Outro que chutou o pau da barraca recontando, de uma maneira imoral e provocadora, a história de algumas figuras e fatos marcantes do nosso mundo: Comunismo, Dalai Lama, samurais, Revolução Industrial e afins. AVISO: Se você for mente fraca, vota no PT e é pelo fim do sistema capitalista, PASSE LONGE DESTE LIVRO. Não pelo fato de ele ser direitista, mas sim para você não querer se matar depois de ler tanta coisa nefasta sobre os regimes vermelhos pelo mundo. Sério. 
Puts, post grande do caramba! Isso porque listei apenas os livros mais legais… Li mais: O Poder do Hábito, O Poder dos Quietos, The Tipping Point, The Startup of You, Business Model Canvas e o maravilhoso O Oceano no Fim do Caminho do Neil Gaiman. 
Me conta ai, o que você andou lendo em 2013? 
Abraços!!   
      

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *