Bruno Eugênio

E estamos nós no “esquenta” do final de ano! Depois da polêmica do post sobre a pentelhice do mês de Dezembro (acreditem, fui intimado no corredor da empresa onde trabalho por falar que confraternizações de empresa não são legais), me resta fazer o post sobre as minhas leituras de 2014! Porém resolvi incluir mais do que livros: Podcasts vão entrar na lista porque em 2014 tivemos bons discos e os podcasts finalmente se tornaram conhecidos no Brasil. Como todos sabem, eu tenho um péssimo hábito: leio 3 ~ 4 livros em paralelo, por isso a minha lista de livros é, digamos, grande para os padrões normais e por isso colocarei só os que achei que foram acima da média. Para os que não tem o hábito de ler, lanço o desafio para 2015: leia 6 livros por ano e você já vai estar acima da média nacional. Não tem ideia de como começar a construir um hábito? Esta thread excelente do Quora (em Inglês) pode ajudar a dar um norte.

Então, vamos as listas!

Livros:

A Startup de $ 100 – Chris Guillebeau

Ano passado li alguns livros sobre startups em geral e, depois de um ano, vi que há muito hype e pouca coisa que realmente se aproveita em toda essa conversa de investidores, pitch, canvas e afins. Você não precisa de tudo isso para ganhar um dinheiro honesto e sim de organização, um produto ou serviço e força de vontade. O livro foi escrito com base em uma pesquisa global do autor com freelancers, micro e pequenos empresários dos mais variados ramos: de vendedores de colchões a consultores de tecnologia. Da pesquisa foram tiradas diversas dicas e junto com a experiência do Chris, que abriu seu primeiro negócio aos 16 anos, podem ajudar qualquer um freelancer a vender seu produto e se manter lucrativo. Recomendo.

 

O Poder dos Inquietos – Chris Guillebeau

Outro livro de Chris, voltado para questionar o modo que encaramos o trabalho: metas, jornadas, experiências, criatividade e motivação são assuntos que o autor explora para passar a mensagem que podemos ser mais, ousar mais e exercer a sua criatividade. No final do livro fiquei com vontade de pedir as contas… belo livro 🙂

 

 

 

O Mapa e o Território – Allan Greenspan

Economia é um assunto recente na minha lista de leituras e fiquei interessado por saber mais sobre a crise de 2008, que “passou como uma marola” pelo Brasil mas deixou muitos estragos na economia global. Allan Greenspan foi presidente do FED (Federal Reserve), o banco central dos Estados Unidos, por 18 anos. Após a saída de Greenspan, a crise chegou… O que deu errado? Por que quase todos os economistas e políticos relevantes estavam tão enganados em suas previsões e gestões de risco? Essas perguntas são analisadas nesse livro.

 

 

Vertigem Digital – Andrew Keen

Andrew Keen é editor do site Techchurch e autor do “O culto ao amador”, livro sensação por espalhar o “negativismo” de Keen sobre a web 2.0. Em Vertigem Digital, Keen analisa de maneira fria e pessimista o fenômeno das redes sociais e seus impactos na sociedade atual, onde cada vez mais pessoas incorporam em sua identidade um pedaço “público”, gerando efeitos colaterais indesejados como a falta de privacidade e o compartilhamento excessivo de informações que são usadas sem escrúpulos pelas empresas que gerenciam tais redes. Apesar de ser um livro de difícil leitura, recomendo.

 

 

Quebra Tudo! – Ricardo Jordão Magalhães.

Ricardo Magalhães é a mente por trás do site BizRevolution, onde compartilha seus pensamentos e ideias sobre marketing, tecnologia e afins. O livro é um apanhado dos mais de 20 anos de experiência de Ricardo em diversos cenários: carreira, vida pessoal e afins. Livro curtinho com pensamentos poderosos.

 

 

 

 

A Menina do Vale 2 – Bel Pesce

Uma continuação bem bacana do primeiro livro da Bel Pesce, um dos expoentes do empreendedorismo tupiniquim. Vale a pena para quem leu o primeiro volume.

 

 

 

 

 

 

Freakonomics e Superfreakonomics – Steven Levitt e Stephen Dubner

Eu sempre queria arrumar tempo para ler este livro. Caminho sem volta, livro fantástico! As análises não convencionais sobre dados e fatos ligados ao dia a dia nos EUA como criminalidade, sujeira no metrô podem ter impactos não convencionais na economia, saúde e bem estar da população. As duas edições são muito mas MUITO legais!

 

 

 

Rápido e Devagar – Duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Primeiro vamos esclarecer uma coisa: Não existe o “prêmio nobel de economia” e sim um prêmio dado pelo banco central da Suécia em memória de Alfred Nobel. Bem, mesmo assim é um prêmio respeitado e no hall dos ganhadores está Daniel Kahneman, psicólogo, que contribuiu com seu ramo de conhecimento para a contribuição psicológica no processo de tomada de decisão. O que isso quer dizer? Que nesse livro, além de economia, temos o autor explicando de forma embasada as formas do pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. O autor nos mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em nossas decisões pessoais e profissionais. Sensacional é pouco.

 

Seja Assertivo – Vera Martins

Um livro que explica a assertividade em um aspecto mais pessoal: Ser assertivo significa assumir que nós somos responsáveis pelos nossos sentimentos e não pelos comportamentos e escolhas dos outros. É se comunicar na hora certa, para a pessoa certa no lugar certo e entender que a reação aos estímulos é baseada nas experiências vividas por cada um, tornando a empatia peça chave para ser assertivo. Vera Martins é Mestre em Comunicação e Mercado e tem mais de 25 anos de experiência na área de gestão de pessoas. Digamos que esse livro foi o achado do ano (que comprei o ano passado mas só tive tempo de ler esse ano).

 

Uma Senhora Toma Chá – David Salsburg

O título é estranho mas esse livro é um deleite para quem curte matemática, estatística e afins. David Salsburg relata a mudança causada pela adoção de métodos estatísticos em pesquisas no decorrer do século XX e como a confiabilidade (resultados) foram se tornando cada vez mais úteis para elevar diversas áreas de estudo: Medicina, agricultura, climatologia, ciências sociais e muitas outras. O processo de pesquisa também é explicado em detalhes no livro, o que nos permite entender como os parâmetros de tomada de decisão são escolhidos em diversos setores que influenciam diretamente nosso dia a dia: metas de governo, políticas econômicas, agricultura e diversos outros ramos do conhecimento.

 

 

Podcasts:

Escriba Café

É um podcast antigo, porém recomendei tanto aos meus colegas e amigos que voltei a escutar. Os temas são variados (guerras, História geral, atualidades, mistérios) e a produção, me arrisco a dizer, dá de 10 a zero em MUITOS podcasts bem mais badalados por ai (tipo Jovem Nerd, por exemplo). Se você aceitar minha dica, comece pelo excelente episódio sobre a Segunda Guerra Mundial. Em português – sem periodicidade.

Freakonomics Radio

Depois de ler os livros, fui no site do mesmo ver o que tinha por lá. Me deparei com um podcast bem legal sobre coisas malucas como “O que os vampiros podem nos ensinar sobre economia?” Em Inglês, com transcripts – um episódio por semana.

BBC Documentary

Podcast baseado em matérias da BBC com temas variados: História, atualidades e afins. Em Inglês, sem transcripts – três episódios por semana.

Café Brasil

Um dos podcasts mais antigos do Brasil, o Café Brasil fala temas variados como política, economia, negócios e afins. O autor, Luciano Pires, é palestrante e uma pessoa legal. Recentemente ele (autor) andou perdendo a cabeça assim como diversos outros no meio da campanha política banho de sangue entre Dilma vs Aécio. Ninguém é perfeito e o podcast é muito legal. Em português – um episódio por semana.

BBC Six Minute English

Bobinho, porém para quem está começando a estudar o Inglês é uma boa assinar esse podcast: toda semana, um novo episódio com uma dupla de apresentadores da BBC comentando um tópico, variado, com dicas de vocabulário bem interessantes. Existem DEZENAS de podcasts nessa linha porém o da BBC é um dos poucos que tem os transcripts no site de graça! Ou seja, é um recurso de aprendizado 100% free of charge!

Bem, é isso. Li um monte de coisas a mais como Sandman pela milésima vez, por exemplo, mas para esse post não ficar enorme, listei alguns livros e podcasts que foram destaques legais durante o ano.

E você, o que andou lendo/ouvindo/vendo em 2014? Deixe nos comentários suas sugestões 🙂

Até a próxima!!

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *