Bruno Eugênio

Algumas das palestras que apresentei em eventos de universidades de Recife. Não é a minha atividade principal mas compartilhar conhecimento é sempre uma experiência gratificante. Então, se você estiver interessado em me ouvir falar sobre tecnologia, segurança da informação, design thinking, experiência do usuário, desenvolvimento ágil ou programação, me mande um e mail!

 

Faculdade Nova Roma – Recife, Pernambuco 28/05/2013 – Introdução ao mundo das Startups

Nesta palestra na semana de Tecnologia da Informação da Nova Roma, fiz uma introdução sobre o cenário das Startups para os alunos do curso de ciências da computação de diversos períodos. Durante a apresentação, mostrei as motivações em fundar uma startup (resolução de problemas, possibilidade de criar algo marcante), um pouco sobre o cenário global de investimentos e o jargão básico sobre execução de projetos nesse modelo, que engloba o canvas de negócio, o método lean startup e o conceito de Minimum Viable Product. A mesma palestra foi apresentada anteriormente para os alunos do primeiro período do curso de ciências da computação a convite do professor Gustavo Alves, gerando o convite do coordenador de curso Eduardo Calábria.

Uma introdução ao mundo das startups from Bruno Eugênio

 

Unibratec – Recife, Pernambuco  24/09/2013 – Design Thinking + Desenvolvimento ágil

O tema central desta palestra foi apresentar durante a VI Jornada Acadêmica da Unibratec os pontos de intersecção entre as metodologias e mindsets sobre desenvolvimento ágil de software (Scrum, XP, TDD…) e o conceito do Design Thinking. Esta palestra surgiu após as discussões sobre agilidade e pessoas durante os cafés da hora do almoço e fui, a convite da professora Marcely Dias e do coordenador geral Hemir Santiago.

Design Thinking e Desenvolvimento Ágil: Desenvolvimento centrado em pessoas from Bruno Eugênio

 

Estácio/FIR – Recife, Pernambuco, 21/10/2014 – Design Thinking

Nesta palestra que ocorreu na Estácio – Fir para os alunos de sistemas da informação, o tema foi o Design Thinking. O que é esse termo que já está sendo tratado como uma buzzword (palavra da moda) por diversos executivos? Fui explicar o básico deste conceito (não é metodologia!!) e como ele pode ajudar equipes e profissionais de qualquer área que estão inseridos em cenários que exigem inovação alcançarem resultados de maneira mais concreta através dos três pilares básicos do design thinking que são a empatia, experimentação e a colaboração. O convite surgiu do meu amigo e companheiro de trabalho Thiago Jota (ex aluno da FIR), com a organização do evento sendo feita pela coordenadora da Estácio – Fir Erika Medeiros. Antes, esta mesma apresentação foi feita para os meus colegas de trabalho da Pitang, gerando muita discussão 🙂

Design Thinking – Empatia, experimentação e Colaboração from Bruno Eugênio