Bruno Eugênio

Este é o segundo post da série sobre os meus métodos de criação para iniciar blogs ou sites e se você não leu o primeiro post, recomendo fortemente antes de prosseguir!

Semana passada comecei este guia falando sobre aspectos técnicos da criação de um blog e do fator motivação para iniciar um projeto de espaço online. Agora, com todos os pré requisitos básicos para deixar de lado a preguiça e começar a escrever é muito importante entender mais sobre alguns aspectos que passam despercebidos em novos escritores: O compromisso com o público do seu espaço, a relação quantidade/frequência x qualidade de seus textos, relação com as regras gramaticais e a sinceridade do conteúdo. Sem observar bem estes tópicos, seu projeto já começa mal.

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o compromisso com o público. Imagine a seguinte situação: imagine você indo em uma academia que apenas lhe fornece os equipamentos mas possui uma distância entre suas metas e as metas da academia, você se sente distante e a sensação que passa é que a academia apenas visa seu dinheiro. Falta valor e falta compromisso do objetivo do negócio com seu público, e isso é muito ruim a ponto de destruir negócios a todo instante pelo mundo. Um blog ele precisa ser engajado com a mensagem principal/motivação que lhe motiva a escrever. O seu espaço precisa dizer a todo instante ao leitor “olha, eu apenas não falo sobre isso mas também sou sincero e acredito nisso”. Quando criamos esta relação de compromisso com os leitores através do engajamento vamos formando uma base sólida de leitores e seguidores que são responsáveis por espalhar sua mensagem (na qual eles acreditam) e fazer com que mais pessoas conheçam seus textos. Compromisso é ser verdadeiro e ajudar e não apenas falar por falar.

IbJK5etSN6dH6jAF4U0U_DSC_0280-1

Organizar um espaço para escrever também é importante

Um outro ponto importante é a frequência com que seus textos são publicados. É importantíssimo que você crie uma rotina pré estabelecida de publicação dos seus textos. Hoje, na era dos dispositivos móveis e conexões ultra rápidas, somos invadidos por um sem número de postagens de portais de notícia, blogs diversos e feeds de amigos nas redes sociais a todo instante. E como capturar o leitor para ler o seu conteúdo neste mar de dados? A melhor tática é despertar o hábito da leitura programada nos leitores criando dias ou horários para seus novos posts: Você fideliza os leitores da base a irem no seu site todo dia às 15 horas ou todas às Terças Feiras após as 20 horas para ler seus textos. Outra coisa também que deve ser observada neste mar de textos é a “gordura” que consumimos. Segundo o Jornalista Pedro Burgos no livro “Conecte-se ao que importa”, o nosso meio é inundado com notícias e postagens que são superficiais e apenas nos fazem perder tempo: Pouca informação e muita frequência, fazendo com que nosso senso de recompensa fique viciado em pequenas porções de notícias o tempo todo. Você precisa ter cuidado ao começar a postar coisas demais na rede e eu tenho um bom motivo para isso: se você escreve por hobby ou toca um projeto sozinho, onde vai arrumar tempo para escrever, editar, revisar dezenas de posts por dia? Um sintoma disso pode ser visto em blogs de humor: postagens curtas, geralmente replicadas de outros blogs ou sites e sem cuidados com a qualidade de imagens e textos. Você não vai querer ser lembrado por isso, vai?

Além do compromisso e da frequência, você precisa estar em dia com o seu idioma. Sério, nem que seja só um pouco: Revise algumas regras de gramática para seu dia a dia. Hoje é muito mais fácil ter acesso a bons dicionários, dicionários de sinônimos, aulas de gramática e um sem número de blogueiros que escrevem sobre técnicas de revisão de textos. Já que você não vai ter uma equipe de redatores para revisar seu texto, não se sinta constrangido em consertar erros gramaticais quando leitor identificar algum. Eu ainda peco um pouco neste aspecto porém estou correndo atrás 🙂 Outra dica é ouvir bons podcasts no idioma no qual você quer escrever: Aqui no Brasil eu recomendo o ótimo (e parado – infelizmente) Escriba Café e os podcasts da revista Língua.

Finalizando o texto: Seja sincero e tenha um compromisso com o seu site/blog. No passado não tão distante, ter um site ou blog era considerado um diferencial porém hoje com a facilidade e a enxurrada de serviços pagos e gratuitos de qualidade você consegue ter um espaço em 15 minutos. Ai entra o seu compromisso com o espaço: Se você quer realmente que mais pessoas conheçam suas ideias e seus textos, trate de estabelecer uma meta de postagens! Eu demorei para entender a diferença que isso faz na manutenção de um espaço online mas agora não deixo de escrever minhas 600 palavras por semana para publicação. Isso melhorou o meu ritmo de postagens e também senti um aumento nos acessos quando (finalmente) a tal rotina foi estabelecida.

Bem, acho que já temos um grande incentivo para você começar a escrever hoje mesmo, certo? Espero ver novos espaços por ai inspirados nestes posts em breve!

Até a próxima!

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *