Bruno Eugênio
Hoje (27/05/2013) rolou uma apresentação do programa Startup Brasil, programa do governo federal destinado a formentar startups com base tecnológica, no auditório do Porto Digital com a apresentação do Vitor Andrade, Gestor de Operações do programa, fazendo um overview aos interessados em aplicar seus projetos. 
Pude tirar algumas dúvidas que tinha sobre o programa que vou numerar a seguir:
1 – O projeto cobre Startups com CNPJ de 0 a 3 anos de vida. 
2 – O valor do incentivo do governo é de até 200 mil Reais, pagos via bolsa.
3 – As aceleradoras podem entrar como sócias no seu empreendimento, com acordos que podem ir até R$ 1mi (no caso da aceleradora da Microsoft). 
4 – Ainda este ano o projeto terá uma segunda onda, que vai ocorrer em setembro – novembro. 
5 – Quem aplicou nesta primeira rodada e não teve seu projeto aprovado, pode concorrer normalmente na segunda onda desde que esteja dentro do critério do item 1. 
6 – O Microempreendedor Individual (MEI) pode participar. 
7 – Os critérios de avaliação são o Canvas do negócio (O modelo do negócio, inclusive a entrega é feita usando os nove blocos do canvas), Mão Dupla (alinhamento com o projeto), Equipe (experiência e titulação) e mais um que não anotei (quem souber, avisa!).
8 – Os participantes (sejam quem vão submeter projetos, bolsistas contratados para projetos) devem ser cadastrados na plataforma Lattes da CNPq.
9 – Os jurados serão do CNPq e ainda não foram definidos. 
Ou seja: Os valores das bolsas, avaliação profissional são feitas pelo Lattes (é bom se inscrever logo quem não possui cadastro, o sistema demora a confirmar sua inscrição). 
Se vale a pena investir? Vale sim, porém o fato de ser via CNPq afasta a possibilidade de ter pessoas não tituladas (no mínimo como técnico) de serem beneficiados com o incentivo (ou até mesmo de serem aceitos como bolsistas de uma Startup).  

Maiores detalhes você pode encontrar em: bit.ly/19b5UCU e no site do programa em: http://startupbrasil.mcti.gov.br/

As inscrições para a primeira onda se encerram em 31/05/2013.

Merci

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *