Bruno Eugênio

Eu queria escrever sobre algo relacionado com a Copa do Mundo de Futebol da FIFA mas não sou cronista esportivo e também muito menos analista político. Mas vou ser bem direto onde quero chegar com este post: Você acredita que há uma suposta compra de ganhador em um torneio tão grande como este? Se sim, sério mesmo, você precisa sair da sua cápsula e viver o mundo real.

E que mundo é esse, Bruno?

O mundo em que as pessoas não se conformam e onde tudo muda! E muda tão rápido hoje em dia que podemos ter uma nação que sequer tem tradição como a Costa Rica mandando três ex campeões para casa mais cedo (todos aliás vivendo de status quo – futebol que é bom, nada…) e onde os Estados Unidos param para ver a seleção de “Soccer” em plena Terça Feira à tarde. Eles preferem a bola oval ou o puck (disco do hockey do gelo), certo?

Tem gente que ADORA uma teoria da conspiração: Dizem que há um conspiração da Direita que quer ferrar com a Esquerda, que o Brasil seria melhor separado, que as pessoas são mantidas ignorantes para não questionar a mídia, que as pessoas do seu trabalho jogam contra sua promoção… Sabe o que eu acho disso tudo?

Bobagem, e das grandes!

Existem dois tipos de pessoas no mundo: O cidadão inconformado, aquele que o lugar onde ele está no momento não é o bastante, que a situação que ele vive por mais confortável que seja  não é a ideal para ele e com isso em mente ele corre atrás, ele inventa, ele se reinventa, ele cria, ele dá um jeito. E existe o cidadão que é passivo, onde tudo para ele é bom ou ruim o suficiente para lhe tirar as forças. Em situações ruins, ele não procura se reinventar e prefere esperar e se apoiar em algo que não seja as próprias pernas, e em situações boas, ele prefere “deixar a vida lhe levar” e vive a vida mediana. Vida mediana por sinal é a meta de vida de MUITOS brasileiros.

Excluindo os povos que sofrem com a devastação de guerras e poder no continente Africano, há muita gente passiva que acha que tudo na sua vida é culpa da teoria da conspiração. Inclusive se o Brasil ganhar a Copa, a mesma foi comprada! E as outras 31 nações que participam do certame toparam tão fácil assim? E quando os Emirados Árabes Unidos vão comprar um título da Copa do Mundo para chamar de seu?

No mundo dos negócios, sempre gente coloca a culpa no governo e na crise financeira. Tem gente que nada contra a correnteza, rema forte e abre bons negócios ou sobrevive em tempos de crise ou incertezas/mau humor especulativo. Exemplos? A GOL Linha Aéreas surgiu durante os piores dias do mercado no Brasil. O Submarino começou vendendo livros, CDs e DVDs durante o auge da pirataria e quando uma boa parte dos brasileiros com acesso a Internet sequer tinha um computador em casa: a época das Lan Houses.

O que é certo é: De maneira nenhuma ninguém vai te impedir de fazer o que você deseja (seja para o bem ou para o mal). Ninguém impede você de gostar de Futebol onde o Basquete é mais glamoroso. Vão achar estranho e fazer piada? Sim, mas ai é só ignorar e seguir gostando. Você mora no Nordeste e torce pelo Corinthians? Pelo Chelsea – ING? Ignore os iguais, siga acompanhando o seu clube e vá a São Paulo ou Londres para ver-los jogar!! Seus colegas de trabalho acham que você não merece o que tem? Ao invés de perder tempo com intrigas, vá aproveitar o tempo livre com algum trabalho voluntário…

Enfim, acredito que este papo de teoria da conspiração é dogma antigo de achar que as coisas NUNCA mudam. Acredite, tudo muda e muda a todo o tempo.  Então é hora de rever seus conceitos, jogar fora as muletas e partir para cima usando as próprias forças… Infelizmente há pessoas que dirigem empresas acreditam em conspiração.

Na verdade o que existe é INDIFERENÇA. Você protege o seu e se cega para o que os outros anseiam. Mas ai não importam quantas conspirações existirem: Nada vai superar a sua vontade de mudar a sua situação.

Um forte abraço e até semana que vem (espero eu, já com o Brasil nas semi finais!)

Trabalho meu filho, tem que ter trabalho!

Trabalho meu filho, tem que ter trabalho!

 

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *