Bruno Eugênio

Salve pessoal, tudo em paz?

Neste último final de semana (02/08 e 03/08/2014) rolou a edição Recife do UX Weekend, um curso para conhecer mais sobre User Experience Design (UX Design), suas disciplinas e técnicas. O curso tem o referencial teórico e práticas que reforçam a teoria de maneira bem descontraída. Bem, vou falar um pouco sobre o que vi e aprendi com vocês nas próximas linhas 😉

Primeiro, é chover no molhado falar bem do The Hub Recife. Puta lugar bacana: Um casarão antigo na Rua do Bom Jesus, reformado recentemente e com espaços muito bem planejados. Seja para Coworking ou para cursos e apresentações, o lugar é bem acolhedor e realmente é um atrativo a mais (especialmente para quem vem de outros estados).

O instrutor/facilitador do curso é Edu Agni, consultor com foco em UX e Design Centrado no Usuário, com mais de dez anos de experiência nas áreas de design, acessibilidade e afins e ministra treinamentos nas áreas de conhecimento em empresas por todo Brasil assim como para turmas abertas com o UX Weekend. Confesso que o currículo me convenceu a finalmente iniciar a cruzar a fronteira e entender mais sobre experiência do usuário e afins. Falarei mais sobre isso no final do post…

Personas

Personas

O curso em si é bem bacana: Vídeos sobre design, explicações sobre o Design Centrado no Usuário, discussões sobre técnicas de como levar/adequar/implantar as técnicas e conceitos vistos durante o curso são a linha principal. Além da teoria, há a prática que mostra algumas técnicas básicas para organizar informações, resultados de pesquisas, avaliação de usabilidade e eficiência de design. Durante os dois dias foram realizadas práticas com as seguintes técnicas: Testes de Usabilidade, Personas, Customer Journey, Card Sorting e Prototipação. Claro que em um curso de dois dias não é possível explorar todas as possibilidades porém imagem um cara com um background voltado para desenvolvimento de software e consultoria de processos ver o outro lado, o usuário – sim, aquele que volta e meia chamo de burro – sofrendo com as iterações que nós projetamos para eles. Muitas vezes não nos importamos se um determinado item no menu faz realmente sentido ou não, apenas jogamos no site/sistema. E se os contatos que o mesmo teve antes de decidir ler uma notícia com no meu site foram bons/eficazes a ponto de fazer com que a experiência dele tenha sido satisfatória por completo. É, é uma quebra de paradigma ver isso na prática – mesmo em pouco tempo, usando exemplos de sites reais nas experiências do curso é possível identificar erros que sem a visão e feedback do usuário são impossíveis de detectar.

Card Sorting

Card Sorting

 

Se tem uma coisa que infelizmente posso dizer que conta como ponto negativo é o tempo de curso: Um final de semana inteiro é pouco MAS é uma introdução. O valor que fica do curso é você ter tido um instrutor experiente dividindo a sua experiência e mostrando a prática ao vivo. Mas que o tempo é curto, é!

Por fim, volto a falar sobre cruzar a fronteira… fronteira esta imaginária do “desenvolvedor tem que desenvolver apenas, a criação fica com os ‘criativos’ e a análise fica com os analistas”. Depois de participar de um projeto grande que envolvia habilidades que o time não possuía e clientes que tinham voz durante a criação do produto me dei conta de duas coisas: Uma: a criação de um sistema/portal/site é uma atividade multidisciplinar e não apenas “código, servidor, texto” e envolve uma série de fatores que vai além da análise superficial das necessidades do cliente. Já tinha lido sobre isso em livros de Design Thinking porém pude comprovar que no mundo real faz sentido de verdade esta abordagem. A outra? O cliente nem sempre tem razão porém em termos de observação ele ainda é a melhor fonte de pesquisa que você pode ter! Muitas vezes fazemos tudo que o cliente quer porém nos fechamos no que achamos que são nossos clientes quando na verdade a representação é bem maior e os interesses são totalmente diferentes dos quais você projetou. Aprender a pesquisar é fundamental para o sucesso de um novo produto.

Final do UX Weekend

Final do UX Weekend

É isso, um abraço!
Na próxima semana com certeza voltarei aos temas comuns do blog. E logo menos teremos novidades de posts com apoio de amigos expandindo temas já abordados aqui!

Até mais!

comentários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *